O futuro do mundo digital

Olá pessoal, estou cursando Design de Interação, e a partir deste post sempre que possível irei compartilhar o conhecimento adquirido aqui no blog, vamos lá!

Hoje trago uma discussão que foi levantada em aula, que ao meu ponto de vista e acredito que por boa parte dos meus colegas é de muita importância.

Existem muitos dizendo por ai que o futuro é digital, tudo vai se tornar digital, um estudo levantado pela designedtomove.org nos mostra que as crianças dessa geração viverão 5 anos a menos que a nossa geração, por má alimentação e sedentarismo, muito por conta dessa grande quantidade de tecnologia e conectividade, as pessoas estão parando de se movimentar, por estarem conectados o tempo todo.

Assista ao vídeo da campanha realizada pela designtomove para entender melhor.

Abaixo temos um infográfico que nos mostra essa pesquisa.
dtm_infographic

A discussão

Tudo é tela – O futuro não está somente em telas (mundo digital) aponta o prof. Jaakko, existem problemas que não podem ser resolvidos no mundo digital.

Jaakko nos lança um desafio, como resolvemos a questão das crianças que viverão 5 anos a menos (apontado em pesquisa) por má alimentação e sedentarismo, através de telas/mundo digital.

Algumas idéias e exemplos são dados, mas nenhum deles de fato é exclusivamente resolvido por telas, sempre existe algo antes da tela, algo físico.

Conclusão
As telas não existem sem um contexto, sem algo físico, elas não são independentes, ou seja, precisamos cada vez mais pensar no contexto em que as telas estão sendo utilizadas.

Exemplo: pessoas andam na rua esbarrando em pessoas e em coisas como um poste, por estarem mexendo no celular, tablet, etc. Como melhoramos as telas para evitar que ocorra esse tipo de situação?

Analisando isso vemos que o futuro não ficará apenas no digital, os projetos de design devem começar a olhar mais o contexto em que o produto será utilizado ao invés de apenas focar na tecnologia.
Como melhoramos a vida das pessoas através da telas? É possível? O que você faria para devolver esses 5 anos para essas crianças?
Esse é um assunto novo, que deve ser discutido, ficarei muito feliz se poderem opinar a respeito nos comentários, faço questão de citar os comentários aqui no post.

Críticas, sugestões, elogios, deixem nos comentários.
Espero que tenham gostado, até a próxima.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 Comentário

  1. Realmente é muito preocupante e é fato!

    Estamos cada vez mais por dentro de nossas telas e estamos esquecendo que temos que nos mover! A preguiça virtual é tão grande que já estão comercializando no Japão os carros que dirigem sozinhos, pra que se movimentar né?!

    A 1 dia atrás fui a uma festa de aniversário dentro de um condomínio, e achei tão estranho em pleno final de semana e parecia que não existia criança naquele condomínio, será que estão dentro de casa utilizando a internet e jogando vídeo game?

    Esse tema realmente precisa de atenção, e não é só criar interfaces que nos ajudem a “desviar de obstáculos”, mais que nos façam sair do mundo virtual para o mundo real.

    Confira mais sobre o assunto nesse link EXPECTATIVA DE VIDA É REDUZIDA, APLICATIVOS E INTERNET SÃO OS VILÕES

    Abs.

    Responder